Olá a todos. Estamos aqui para finalizarmos o nosso estudo sobre a alimentação e suas consequências na saúde bucal. Na primeira parte, citamos o impacto ocasionado pela falta de alguns alimentos. Já na segunda edição tratamos do resultado do excesso de certos alimentos. Hoje, finalizaremos a última parte da nossa discussão citando 10 atitudes alimentares, que beneficiam a nossa saúde bucal.
Então vamos lá, mãos as obras, para saber da Prevenção:
1 – Ingestão de dieta balanceada com frutas, vegetais, proteínas magras e derivados do leite desnatado, grãos integrais que fornecem nutrientes essenciais para a ótima saúde bucal e geral.
Frutas e vegetais: Combinados eles devem constituir metade do que consumimos todos os dias.
Grãos: Certifique se, que, pelo menos metade dos grãos que ingerimos sejam grãos integrais como aveia, trigo e arroz integrais.
Derivados do leite: Escolha sempre os desnatados e semi-desnatados. Leite ajuda a reduzir a cárie dental causados por alimentos que contém açúcar. Estudos feitos pela faculdade de odontologia de Chicago concluíram que beber leite após comer alimentos com açúcar abaixam o nível de acidez da placa bacteriana.
Proteínas magras: Escolha proteínas magras como a carne vermelha magra, aves sem pele e peixes. Varie sua opção incluindo ovos, feijão, ervilha e legumes, também devemos consumir pelo menos 225g de frutos do mar por semana.
2 – Controle da quantidade de açúcar que se consome. Leia os rótulos e escolha alimentos que contenham baixa adição de açúcar. Evitar refrigerantes, balas, biscoitos e doces, pois nesses há grande adição de açúcar.
3 – Controle da quantidade de lanches ingeridos. Já que estes possuem alta concentração de açúcar, devemos trocar lanches que são altamente calóricos, que possuem energia vazia, por alimentos saudáveis (queijos, iogurtes, frutas…)
4 – Trocar refrigerantes por sucos naturais. Diminuir os consumos de refrigerantes, até mesmo os diets. Limitar o consumo ao máximo, e quando assim o fizer, utilizar canudinhos, para reduzir o contato do líquido com os dentes. E se estiver à procura de um refrigerante menos prejudicial, procure por produtos Root beer (refrigerantes feitos a partir da mistura de raízes de várias plantas). Este tipo não é gasosos e não contém os ácidos fosfóricos e cítricos que danificam os dentes.
5 – Alimentos crus. Alimentar sempre o consumo de alimentos crus, pois estes geram estímulos à mastigação. Alimentos mais duros, crus, fibrosos promovem trabalho mastigatório, e, consequentemente, geram desenvolvimento ósseo, muscular e estimulam a secreção salivar.
6 – Maçãs, queijos e chicletes.
7- Consumir alimentos gordurosos saudáveis. Estes formam uma película gordurosa na sobre a estrutura do dente, protegendo os da acidez do ácido bucal. Para tal devemos incluir na dieta alimentos saudáveis como azeite extra virgem, castanhas, oleaginosas e abacates. E consumi-los com moderação.
8 – Praticar boa higiene bucal. Escovar os dentes com escova e pasta dental fluoretada 3 a 4 vezes ao dia após as refeições. E sempre escovar os dentes após a refeição, aguardando um tempo de 30 minutos. Sempre utilizar escova de dente com cerdas macias ou extra macias, creme dental sempre fluoretado e não esquecer do uso do fio dental (este é imprescindível, pelo menos 1 vez ao dia).
9 – Ingerir bastante água. Sempre ingerir um copo de água após o consumo de alimentos ácidos e refrigerantes, assim se inibe a queda do Ph bucal. E a água consumida deve ser fluoretada, o que já faz parte do abastecimento público no estado de SP.
10 – Buscar tratamento odontológico duas vezes ao ano.
Finalizamos este estudo e espero que tenha contribuído para melhorar a saúde bucal da nossa comunidade, porque, como a Palavra do Senhor Jesus Cristo nos diz “conhecereis a verdade, e a verdade os libertará”, o conhecimento nos liberta e nos leva a novos patamares. Obrigada pela sua atenção e até uma próxima.
A autora
Dra. Denilze I. S. dos Santos Leoncio é membro da IEAD – Belém – Campo de Limeira. Ela é Cirurgiã Dentista, com especializações (pós-graduação), atua em: Ortodontia, Ortopedia, Endodontia e DTM. A clínica dela fica na Rua João Gazeta, 578, Jardim Novo Horizonte, em Limeira (SP) – tel: (19) 3441-7886.