Há mais de um mês, a IEAD – Belém – Campo de Limeira vem promovendo cultos virtuais devido ao novo Coronavírus (Covid 19). As celebrações presenciais foram canceladas para evitar possível contágio e atender normatizações sanitárias de órgãos públicos.
Para transmissão dos cultos, a IEAD vem adotando uma série de medidas de higiene, como disponibilizar álcool em gel na entrada do templo. Todos que auxiliam na produção da reunião virtual são orientados pela direção da igreja a usarem máscaras, não se cumprimentarem com aperto de mão e evitarem sentar próximos.
As celebrações virtuais ainda possuem um tempo menor que os cultos normais. Isso visa diminuir o tempo que as pessoas, que participam da transmissão, fiquem fora de casa.
Vale salientar que a igreja, no horário de culto, está disponível para quem quiser entrar e fazer suas orações. Pastores se encontram para aconselhamento e atendimento, mantendo todos os cuidados, conforme determina os órgãos sanitários.
Os cultos virtuais acontecem às segundas-feiras (Marcas de Amor), terças (Culto de Ensino), quintas (Culto da Vitória), sábados (Escola Bíblica) e domingos (louvor e adoração). As celebrações são realizadas a partir das 19h30, exceto no domingo, que inicia às 18 horas.
Nos sábados, às 18 horas acontece uma programação virtual voltada às crianças. A atividade é promovida pelo Departamento Infantil da IEAD.
Uma atividade que vem sendo desenvolvida na IEAD e a comunicação por Libras. Durante as celebrações virtuais, um grupo vem treinando, para que em breve, a igreja possa contar com esse tipo de linguagem.
A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.