13 maio 2020 Esdras Conselho Matrimonial, DESTAQUE (notícias em destaque), Estudo Bíblico, Notícias
Rogério Sinico
Introdução:
É importante saber até que ponto o evangelho tem transformado nossa maneira de viver em todos os aspectos, não apenas em deixar de pecar e fazer coisas que desagradam a Deus registrado em inúmeras passagens bíblicas como (Efesios .4.17-32), mas também a forma de agir como um verdadeiro cristão (Mt.5.39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;.40 e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa;.41 e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.), principalmente dentro de casa onde somos mais desafiados a viver o verdadeiro cristianismo; pois, se vivermos verdadeiramente o cristianismo dentro de casa, não teremos problemas em viver e demostrar fora de casa. É dentro de casa que demostramos verdadeiramente quem somos; é dentro de casa que demostramos até que ponto o evangelho tem mudado nossa maneira de viver.
Em Lucas cap. 9 verso 23 Jesus disse “Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Jesus faz um convite condicional “Se alguém quer” Jesus não obriga ninguém a segui-lo. é preciso uma predisposição para seguir a Cristo. Jesus afirmou a todos que quisessem segui-lo deveria estar disposto a fazer pelo menos 3 coisas:
1 – negar a si mesmo;
2 – tomar a cruz;
3 – segui-lo.
Mas o que significa essas 3 coisas que todo cristão que decidisse seguir a Jesus deveria fazer?
Negar a si mesmo: Jesus conhecia bem a natureza humana. Desde pequenos queremos as coisas para nós. Podemos dizer que a maioria das crianças quando começam a falar, elas começam a dizer “é meu”, “meu brinquedo”, “minhas coisas”, “minha mãe”; tudo gira em torno do “Eu”; até começarem a aprender com os pais e professores a dividir as coisas com os coleguinhas.
Até mesmo depois de adultos, ouvimos “estou atrás dos meus direitos”. Quando perguntamos para alguns jovens por que você quer casar?, a resposta mais comum é a “para eu ser mais feliz”; embora pareça ser uma resposta obvia, ela revela a preocupação em “eu ser” mostrando a preocupação em primeiro lugar com o “Eu”.
Jesus sabia da dificuldade do ser humano em “Negar a si mesmo”, mas deixou o exemplo, Jesus disse: Jo 6:38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Jesus estava querendo dizer: “o que Deus quer é mais importante daquilo que eu quero”. Por isso, se você vai seguir a Jesus Cristo, tal como Ele, você tem que dizer a Deus: “seja feita não a minha vontade, mas a tua vontade”.
Como submeter a minha vontade a vontade de Deus?
Apostólo Paulo nos ensina em 1 Co9:27: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. O que Paulo queria dizer subjugo ou sujeição? Queria dizer que, quem manda não era seu corpo e sim Paulo. Eu vou dizer ao meu corpo o que ele vai fazer. Ele não vai dizer para mim o que eu “devo” fazer.
Onde o “eu” reina, reina as obras da carne:
Muitos são guiados pelo desejo dos seus corpos, vamos trocar pelos desejos dos seus corpos por um termo bíblico a “concupiscência da carne”, Quando a Bíblia diz concupiscência o que é? É o desejo, vontade é a ânsia. Gl 5: 16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:
O que endureci um coração?
1º) Uma das coisas que endureci um coração é o orgulho; pois, ele é o concreto (cimento) dos corações. A pessoa orgulhosa é sega aos seus próprios erros. Sempre é a vitima incompreendida, tem alergia a admitir suas falhas, prefere extrair um dente a pedir perdão. O orgulhoso, por se achar sempre certo, fica esperando a outra pessoa se rebaixar e ceder.
Muitos problemas seriam resolvidos se o orgulhoso apenas dissesse: me desculpe, eu errei.
2º) Outra causa que endureci o coração , é a falta de perdão: Hb12:15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas. Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus.
Para isso não ocorrer esteja sempre disposto a pedir perdão e perdoar.
As 3 frases que devemos usar sempre que as coisas saírem do controle:
Negar a si mesmo é permitir que Jesus reine supremo onde o “Eu” tinha previamente exercido controle total. não se trata de anular-se, mas a atitude de servir. onde jesus reina, reina o fruto do espirito.
Sobre o autor
Pr. Rogério Sinico é coordenador do Conselho Matrimonial da IEAD – Belém – Campo de Limeira (SP)
Imagem destque\reprodução: http://ipbarreto.org.br/blog/2014/05/02/o-evangelho-na-familia/