Nossa proposta para reflexão, parte da admiração que temos pela trajetória do Reverendo Billy Graham, que faleceu aos 99 anos, se destacou como pregador evangelista e nos deixou conselhos importantes sobre vida conjugal. Ele foi exemplo com um casamento próspero e duradouro, com Ruth, por 64 anos até sua morte em 2007.
“O conselho do sábio é fonte de vida …” (Provérbios 13:14). Então vamos nos atentar a alguns ensinamentos que ele nos deixou.
O líder cristão compartilhou suas sábias palavras enfatizando que a chave para um “casamento bem-sucedido” está em construir a sua fundação em Cristo. Ele afirma que para ter um casamento bem-sucedido, essa união deve ser fundada em um amor mútuo por Cristo.
“Para ter um casamento focado em Deus, ambos os cônjuges devem ver seu casamento como um dom de Deus”, disse.
“Deus os uniu, e Ele é ainda mais preocupado com seu casamento do que você. Quando você passar por tempos difíceis como um casal, nunca esqueça que Deus deu o seu casamento para você e Ele está com você”, aconselhou, citando Mateus 19:6, que explica como o casamento faz duas pessoas uma só carne.
“Outra chave para um casamento bem sucedido é aprender a colocar seu cônjuge antes de si mesmo”, Graham continua. “O verdadeiro amor significa que queremos o que é melhor não para nós mesmos, mas para a outra pessoa”, disse o ministro, declarando que uma boa atitude é acordar a cada dia perguntando a Deus como você pode abençoar seu cônjuge.
“Acima de tudo, construa o seu casamento e suas vidas em Jesus Cristo, orando e lendo a palavra de Deus juntos, e buscando a Sua vontade em todas as coisas, ajudando e encorajando uns aos outros também”.
O evangelista explicou que o amor verdadeiro — o tipo de amor que Deus tem por nós — renuncia o egoísmo e busca fazer o que é melhor para a outra pessoa.
“Isso só acontece quando nos colocamos nas mãos de Cristo e pedimos que Ele seja o centro de nossas vidas e casamentos”, concluiu Graham, citando 1 Coríntios 13:4-5: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”.
Para ele, um casamento fortalecido é baseado no compromisso.
“Veja o casamento como um compromisso não apenas com o outro, mas também com Deus. Em outras palavras, perceba que Deus os uniu e, assim como Ele esteve com você no passado, Ele estará com vocês no futuro”, disse ele.
“Peça a Deus para ajudar vocês a se amarem e se ajudarem, mesmo não sendo fácil. Lembre-se: o oposto do amor é o egoísmo, e o egoísmo é o inimigo dos relacionamentos”, acrescentou.
Diácono Rovandes Aragão é casado com Keila, pai de Ana Eliza e Pedro Henrique e congrega no templo sede da IEAD – Belém – Campo de Limeira (SP)