Entre pouco mais de 7.000 línguas que existem no mundo, a tradução completa da Bíblia atingiu 700 idiomas pela primeira vez. Pouco mais de 5,7 bilhões de pessoas (cerca de 80% da população mundial) agora têm a Bíblia inteira em sua língua materna.
Esse marco foi divulgado em agosto de 2020 pelo site Progress.Bible, que coleta dados de agências de tradução da Bíblia em todo o mundo, incluindo as Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), que forneceram três quartos das traduções da Bíblia em todo o mundo.
Somente nos últimos cinco anos, a SBU completou as primeiras traduções da Bíblia completa em 50 idiomas. Isso significa que mais de 57 milhões de pessoas podem acessar toda a Palavra de Deus em sua língua materna.
De acordo com dados do Progress.Bible, o número de línguas que possuem a Bíblia completa quase dobrou nos últimos 30 anos (de 351 idiomas em 1990 para 700 idiomas em 2020). O marco de 600 idiomas foi alcançado há apenas 7 anos, em 2013, demonstrando o incrível avanço que está sendo feito na tradução da Bíblia atualmente.
“É muito encorajador ver 700 idiomas com a Bíblia completa”, afirma o CEO da SBU, Michael Perreau. “Este é o fruto de gerações de sacrifício e generosidade. Cada tradução da Bíblia leva anos de trabalho duro e dedicação. Agradecemos a Deus pelos homens e mulheres que passaram tanto tempo de suas vidas levando a Palavra de Deus às suas comunidades e àqueles que apoiaram e oraram por este trabalho”.
Perreau alerta, no entanto, que ainda há muito trabalho pela frente: 1,5 bilhão de pessoas ainda não têm acesso à Bíblia completa em seu idioma. “Nas próximas duas décadas, nosso objetivo nas Sociedades Bíblicas Unidas é completar 1.200 traduções, o que tornará as Escrituras acessíveis a 600 milhões de pessoas”.
Bíblias digitais
Além disso, a Biblioteca Bíblica Digital, criada para permitir que centenas de milhões de pessoas acessem as Escrituras por meio de sites e aplicativos, recentemente atingiu a marca de 2.500 textos em 1.622 idiomas, usados ??por mais de 5,7 bilhões de pessoas.
“2020 acabou sendo um ano de grandes incertezas, no qual muitos estão buscando esperança e confiança”, disse Perreau. “É ainda mais importante que as pessoas possam acessar as Escrituras na língua que mais toca seu coração. Minha oração é que, em meio aos muitos desafios que o mundo enfrenta, este seja o ano em que outros milhões descobrirão as riquezas da Bíblia”.