Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
IEAD de Artur Nogueira
A IEAD – Belém – Campo de Limeira, em Artur Nogueira (SP) realizará no domingo, dia 13, uma escola dominical “especial”. O culto se iniciará às 9 horas e contará com participações dos grupos da igreja e estudo bíblico, que vai ser ministrado pelo evangelista Almir Stenger.
Os responsáveis pela EBD lembram que quem for participar do culto deverá utilizar máscara, fazer higienização antes de entrar no templo e sentar nos lugares reservados, mantendo o distanciamento.
Campanha da SBB
A Campanha da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) esse domingo será “O Jovem e a Bíblia”. O tema deste ano foi à resposta de Samuel a Deus: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve” (1 Samuel: 3,9).
Este personagem bíblico serve de inspiração para muitos jovens ainda hoje. A mãe de Samuel, Ana, não podia ter filhos. Mas isso não a impediu. Ela pediu a Deus que a abençoasse com uma criança e Deus a ouviu. Ao nascer, Samuel foi dedicado a Deus. Sua mãe o consagrou para servir no Templo desde a sua infância. Assim, desde cedo Samuel aprendeu a ouvir a voz do Senhor.
“A resposta de Samuel a Deus aparece no versículo base para o Dia da Bíblia deste ano. Que todo jovem possa dizer com Samuel: ‘Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve.’ Deus nos fala na Bíblia. Ela é a palavra de Deus para todos nós”, explicou a SBB.