Irmã, missionária, pastora, ou simplesmente a esposa do pastor. Não importa o termo utilizado para celebrar a vida dessas verdadeiras guerreiras. O Dia da Esposa do Pastor é celebrado no primeiro domingo de março.
Essa data foi criada para homenagear essas mulheres que têm sido submissas à vontade de Deus e incansáveis na execução de suas tarefas juntamente com seu esposo.
A família pastoral, conforme escreveu John MacArthur Jr , “parece viver em um aquário que todos podem observar“. Ao mesmo tempo, o ministério pastoral, com raras exceções, é muito mal remunerado, não muito valorizado, pouco reciclado e muito sobrecarregado, o que impõe um peso maior sobre a família e em especial sobre a esposa do pastor. O ministério pastoral é desafiador para a esposa do pastor, muito mais do que o é para o vocacionado para pastorear uma igreja.
Além guerreiras, as esposas de pastores são motivadoras, perseverantes, essenciais no ministério pastoral. Em certas ocasiões, elas têm sua liberdade privada a fim de ajudar no socorro de uma ovelha. É ótima administradora do tempo, pois além de esposa é mãe, dona de casa, trabalhadora e responsável por várias atividades na igreja. Mas devemos atentar que são mulheres também sensíveis, que choram, que riem, têm dias de lutas, de vitórias, sofrem, alegram-se e perseveram.
Esperamos que cada esposa de pastor tenha a estratégia e sabedoria de Débora, a determinação de Rute, que seja achada com graça como Maria, que busque estar aos pés do Senhor como Marta e siga tantos outros exemplos bíblicos de mulheres virtuosas.
Pedidos de oração
– Ore pelas esposas de pastor no Brasil, para que sejam fortalecidas e felizes em desempenhar um papel tão relevante.
– Interceda pelas esposas de pastor em países onde há perseguição, para que sejam fortes e auxiliem o marido na edificação da família e do ministério.
– Peça a Deus que, com sabedoria, cada esposa de pastor faça de seu lar um lugar de refúgio, conforto, paz, encorajamento e bom conselho para sua família e para a família da fé.