Solidariedade é o amor em movimento. Pensando nisso, o Departamento de Missão da Assembleia de Deus – Belém – Campo de Limeira, em Artur Nogueira (SP), promoveu na segunda –feira passada, dia 12 de abril, a Sopa Solidária. Ao todo, foram servidas 150 refeições no horário do jantar, respeitando as normas sanitárias de enfrentamento do Covid-19.
A iniciativa foi realizada na congregação central da IEAD em Artur Nogueira. De acordo com o presbitério Sérgio Daniel Z. Gasparetto, responsável pelo Departamento de Missão na cidade, a ideia da sopa surgiu de membros da igreja: Miracilda T.M.Gasparetto e Sérgio Murilo M.Gasparetto (esposa e filho do presbítero), Miriam Taborda Maia e Meiris Ribeiro Moraes. “Esses irmãos perceberam durante suas atividades a quantidade de pessoas necessitadas e o agravamento da fome por causa da pandemia do Covid-19”.
O grupo, junto ao departamento, começou a se mobilizar e solicitar doações. “A irmã Taila M.Gasparetto doou uma parte e os legumes o diácono Cicinho (vereador Cícero Francisco de Oliveira) conseguiu com comerciantes da feira”, contou o presbítero.
A sopa foi feita por Miracilda com o apoio de Miriam, Meiris Meiris Ribeiro Moraes e Eliabe Elionai da Silva. Além delas, a distribuição da refeição contou com o presbítero Sérgio e Laurinha (Laura Ribeiro Moraes).
O presbitério comentou que durante a distribuição, ele pôde conversar com vários moradores de rua que foram buscar o alimento. “Uma moça moradora de rua me disse que fazia 20 dias que não comia nada. Todos se alimentaram, repetiram e agradeceram muito emocionado pelo o que fizemos”.
O responsável pelo departamento disse que alguns eram afastados da igreja e, o grupo, aproveitou a oportunidade para falar do amor de Deus e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. “Um dos momentos que mais me tocou foi quando me pediram água para beber. Ao servi-los um disse para o outro: ‘que benção esta água! Há se à noite na rua nós tivéssemos uma água abençoada dessa para beber’”.
O presbítero falou que alguns pediram cobertas devido ao frio e o departamento conseguiu fornecer a eles. “Que sofrimento deste povo. Pode ver a necessidade deles de perto em duas horas que estive ali. Um deles me pediu ajuda para internação e solicitei apoio ao diácono Cicinho”.
O departamento pretende fazer outras ações. Os interessados podem procurar o presbitério e sua esposa, Miracilda, ou um dos agentes missionários nas congregações. A IEAD em Artur Nogueira fica na Rua Sebastião Rodrigues de Souza, 256, Jardim Olinda e tem o dirigente é o pastor José Nascimento dos Santos.
Dados atuais apontam que cerca de 19 milhões de pessoas passaram fome durante a pandemida no Brasil . Uma pesquisa realizada entre outubro e dezembro do ano passado mostra que mais de 116 milhões de pessoas conviveram com algum grau de insegurança alimentar no período.
Isso significa que mais da metade dos domicílios brasileiros sofreu algum tipo de privação. Segundo o estudo da Rede de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), o índice exato de famílias nessa situação chegou a 55,2%.