31 out 2021 Esdras DESTAQUE (notícias em destaque), Notícias
Nem todos sabem, mas há cinco anos, foi instituído no Brasil o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. A lei 13.246/2016 dispõe que seja a data seja comemorada no dia 31 de outubro.
A medida instituiu a celebração, “sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs”. A iniciativa foi feita pelo deputado federal Neucimar Fraga (Projeto de Lei 2828), em 2003.
Em sua justificativa para a apresentação do projeto, Fraga fala da violência generalizada que existe no mundo, além da distorção de valores na sociedade atual, e diz que “a fidelidade à mensagem de Jesus sobre o Reino e ao seu amor infinito implica um compromisso ativo na transformação das estruturas injustas. A proclamação do Evangelho supõe a promoção da paz e da justiça para criar um mundo novo que reflita melhor o Reino de Deus, presente já neste mundo”.
Em Limeira, a Lei Ordinária Nº 5798, de 13 de Dezembro de 2016,institui no âmbito do Município e inclui no Calendário de Eventos da cidade, o dia 31 de outubro como Dia Municipal da Proclamação do Evangelho e dá outras providências. Vale lembrar que no artigo 3º estabelece que “durante a semana que antecede o dia 31 poder-se-á acontecer manifestações no sentido de proclamação do evangelho através de eventos alusivos, manifestações artísticas e culturais”.
Reforma Protestante
O Dia Nacional da Proclamação do Evangelho é uma referência à Reforma Protestante. No dia 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero fixou 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittemberg, as quais condenavam os abusos do sistema de venda de indulgências.
Eis o que dizia o preâmbulo da convocação:
“Por amor à verdade e no empenho de elucidá-la, discutir-se-á o seguinte em Wittenberg, sob a presidência do reverendo padre Martinho Lutero, mestre de Artes e de Santa Teologia e professor catedrático desta última, naquela localidade. Por esta razão, ele solicita que os que não puderem estar presentes e debater conosco oralmente o façam por escrito, mesmo que ausentes. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”