28 maio 2022 Esdras DESTAQUE (notícias em destaque), Música, Notícias
Um dos momentos emocionantes do 8o Encontro de Orquestras foi às homenagens feitas aos maestros, maestrina e músicos. A maioria delas aconteceu no domingo pela manha (dia 22) realizada pelo presidente da IEAD – Belém – Campo de Limeira, pastor Levy Ferreira de Souza.
Ao todo foram homenageados 12 maestros, sendo uma póstuma, e três músicos (veja lista abaixo). Alguns dos homenageados participaram das primeiras formações da Orquestra Maranata, grupo do templo sede e anfitriã do evento.
Nos dias 21 e 22 de maio de 2022, a Orquestra Maranata promoveu o encontro no templo sede da IEAD, em Limeira. O evento teve como tema “Ofereçamos sempre, por Ele, a Deus sacrifício de louvor” (Hb 13.15A).
Conforme informaram os organizadores do encontro, o objetivo das homenagens é demonstrar a essas pessoas e seus familiares o reconhecimento de seus esforços e sua dedicação na promoção da música sacra, ensino e formação de músicos.
Dentre os homenageados, um dos momentos mais emocionantes foi o reconhecimento do trabalho realizado pelo maestro Anderson Isaac de Oliveira Martins (in memorian), de Engenheiro Coelho/SP. Ele faleceu no dia 10 de abril de 2022 e estava à frente do grupo desde 2007.
No domingo pela manhã foi exibido um vídeo do maestro e o pastor da IEAD de Engenheiro Coelho, João França, leu um texto (leia abaixo) ressaltando o legado deixado por Anderson. O pastor Levy entrou uma placa à esposa Fabiana Franco de Oliveira Martins e filho Guilherme Franco de Oliveira Martins.
Lista de Homenageados
– Maestro: Pb. Claudio Lopes.
– Maestro: Elias Nogueira Batista.
– Coordenador da Orquestra Maranata: Jeremias Ferreira Heleno.
– Maestro e professor: Francisco Manoel dos Santos.
– Maestro: Itamar Arcelino de Souza. “Orquestra Novo Som” Eng. Coelho-SP.
– Maestro: Lucas Pereira da Silva. “ Orquestra Louvor Triunfal” Iracemápolis-SP.
– Maestro: Moises José Barbosa JR. “Orquestra Grande é o Senhor” Jd. Novo Mundo Limeira-SP.
– Maestrina: Cibele Cristina Rodrigues Freitas. “Orquestra Grande é o Senhor” Jd. Novo Mundo Limeira-SP.
– Maestro: Elienai Domiciano. “Orquestra Asafe” Jd. Belinha Ometto I Limeira-SP.
– Maestro: Rodrigo Lorizolla. “Orquestra Lindas Melodias” Jd. Belinha Ometto II Limeira-SP.
– Maestro: Claudio Pereira. “Orquestra Harmonia Celeste” Jd. Novo Horizonte Limeira-SP.
– Músico: Lazaro Gracini. Componente “Orquestra Maranata” Limeira-SP.
– Músico: Joede Joaquim Oliveira. Componente “Orquestra Maranata” Limeira-SP.
– Músico: Joaquim Inácio da Silva. Componente “Orquestra Maranata” Limeira-SP.
– Homenagem póstuma ao: Maestro: Anderson Isaac de Oliveira Martins (Nudo). “Orquestra Novo Som” Eng. Coelho-SP.
Homenagem ao maestro e irmão em Cristo Anderson Isaac de Oliveira Martins
Um até logo!!!
A paz do Senhor
Estou aqui, em nome da Orquestra Maranata e, porque não dizer, de todos os músicos da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém – Campo de Limeira, nesta ocasião para fazer uma singela homenagem póstuma ao amigo, maestro e irmão em Cristo Anderson Isaac de Oliveira Martins, de Engenheiro Coelho.
No dia 10 de abril de 2022, aprouve o nosso Deus, em sua eterna soberania, recolher o nosso Maestro Anderson. Filho de Isaías de Oliveira Martins e Cecilia Miranda Martins, foi educado aos pés do Senhor Jesus Cristo e logo reconheceu o nosso Mestre como Salvador.
Natural de Limeira, ele nasceu no dia 22 de fevereiro de 1984. O nosso maestro era conhecido com Nudo ou nudinho, apelido que recebeu do pai, porque quando nasceu era tão pequeno, que quase cabia em uma caixa de sapato. Filho exemplar e dedicado se encantou com a música ainda na infância, entre 8 e 9 anos, tirou a bona e dos 10 aos 11 anos já tocava na igreja.
Começou tocando clarinete, mas logo, o empenho e o talento levaram-no a se desenvolver em outros instrumentos, como sax alto, sax soprano, flauta, trombone, tuba, bombardino e tuba sinfônico. Em 2007, ele assumiu a banda da Assembleia de Deus – Campo de Limeira, em Engenheiro Coelho/SP e se tornou uma referência em nossas igrejas.
Mas, o nosso amigo partiu e dorme no Senhor. Dizer que ele dorme não é só uma maneira de suavizar a dura realidade da morte. É uma verdade que se encontra na Bíblia. O salmista diz no Salmo 127:2, que “Ele dá aos seus amados o sono.”
Anderson era mais que um maestro, músico ou professor de música. Ele era uma amigo no sentido mais completo da palavra, como expressa Provérbios 17:17: “em todo tempo ama o amigo”.
O irmão Anderson deixa esposa Fabiana Franco de Oliveira Martins e filho Guilherme Franco De Oliveira Martins. Mas, também deixa um exemplo e um legado como servo de Deus, dedicação à igreja e comprometimento com reino. A Deus seja honra e a glória pelos séculos dos séculos pela vida do Maestro Anderson Isaac de Oliveira Martins.