É comum ouvir que o isolamento social trouxe alguns quilinhos a mais para muitas pessoas, ou, que de alguma forma impactou na alimentação de muitas famílias. Aproveitando o ensejo, que tal começar a mudar hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis?
Segue então, algumas dicas que farão toda diferença nessa fase.
Coma devagar e mastigando bem os alimentos, o ponto ideal para que o alimento da boca seja engolido é semelhante ao ponto de purê. Temos que dar o tempo necessário para nosso corpo entender que está chegando alimento e promover saciedade
Tenha horários regulares para as refeições, o ideal é fazer de 4 a 6 refeições ao dia o que também ajuda na saciedade e diminui a chance de procura por alimentos pouco nutritivos. Leve sempre um lanche na bolsa/mochila.
Insira alimentos e cereais integrais na rotina diária! As fibras ajudam no controle da fome e saciedade, além de auxiliar no funcionamento do intestino.
O ideal é consumir carne bovina sem gordura, aves sem pele e peixes. Evite consumir frituras, pois o uso excessivo de óleo no preparo dos alimentos além de aumentar o valor calórico, contribui para o aumento do colesterol!
Coma ao menos metade do prato de verduras e legumes diariamente no almoço e jantar. Eles são fontes de fibras, vitaminas e minerais que vão ajudar no controle da fome e a regular todo o nosso organismo.
Tente comer 3 frutas por dia, elas são ótimas opções para lanches.
Tome por volta de 8 a 10 copos de água por dia. A água, junto as fibras, regulam o funcionamento do intestino e todas as funções do nosso corpo.
Evite alimentos industrializados (aqueles ultraprocessados que vimos em outra postagem). Eles contêm grandes quantidades de gorduras ruins, açúcares e sal que prejudicam o funcionamento do organismo. Portanto, evite: salgadinhos, bolachas, fast food, refrigerantes, alimentos prontos congelados, sorvetes, doces, pipoca de micro-ondas, etc.
Prefira os alimentos de verdade: in-naturas!
Não deixe o açúcar fazer parte da sua rotina!! É possível sim tomar café, leite, sucos, chás sem adoçar. Nosso paladar muda e aprendemos apreciar alimentos com sabores menos doces. Basta querer
Bora começar hoje?
Sobre a autora
Aline N. Carvalho Quezada é membro da IEAD – Belém – campo de Limeira e regente dos jovens e adolescentes da congregação do Jardim Vista Alegre, em Limeira (SP). Graduada em Nutrição, atualmente atua como nutricionista clínica no Ambulatório Medico de Especialidades do estado de São Paulo.