Durante a nossa vida enfrentaremos situações com o surgimento de doenças, conflitos familiares, luto, problemas financeiros, decepções, e, agora, recentemente, esta pandemia devastadora na qual todos, sem exceção, fomos afetados.
Ao atravessarmos estas adversidades muitas vezes chegamos a pensar que é o fim de nossa história, e nos tornamos pessoas pessimistas, nos enchendo de sentimentos de culpa, inferioridade, medo vivenciou a tristeza cada vez mais de perto e pensamentos de fracasso.
Já as pessoas otimistas vivenciam as mesmas situações, cometendo erros, esquecendo suas tarefas, sofrem, sentem medos, mas compreendem que nem sempre as coisas saíram conforme o esperado e encontram outras formas de resolução dos problemas.
E agora, você pode estar pensando, como posso ser uma pessoa otimista nesta situação que estou passando?
Permita- me com toda humildade, verdade e amor te sugerir alguns“conselhos práticos”.
– Tenha o compromisso na mudança de sua Vida
– Pratique o diálogo interno
– Permaneça atento aos seus pensamentos
– Substitua seus pensamentos pessimistas, por pensamentos positivos, use a pergunta abaixo para encontrar respostas e posteriormente coloca- lá em prática.
– E se um dos seus amigos estivesse na mesma situação e com seus pensamentos negativos, qual conselho daria para ele (a)?
– Ao final do seu dia anote 3 coisas boas que te aconteceram, que te proporcionará sentimentos de gratidão.
Para finalizar gostaria de destacar 2 Coríntios 5, versículo 7, que diz: “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”, ou seja, independente do que os nossos olhos estão contemplando podemos ter a confiança que viveremos algo novo.
Sobre a autora
Pamela Ferraz é membra da IEAD – Belém – Campo de Limeira e Psicóloga Clínica (CRP: 06/145056). Ela atua na Abordagem Cognitiva – Comportamental, Psicoterapia Individual e em grupo para Adultos, jovens e Adolescentes e mulheres vitimas de Violências Domésticas, Orientações de Pais, e Palestrante. Contatos: Whatsapp (19 ) 98409 2174.