A UCADLI (União das Crianças da Assembleia de Deus – Belém – Campo de Limeira) realizou no dia 18 de março de 2023 a palestra “Qual o papel da igreja no desenvolvimento infantil e na inclusão?”. O evento aconteceu no templo Sede e a palestrante foi a Dra. Camila Ferreira Locateli, psicóloga, mestre em neuropsicológica pela UFPR e membro da IEAD.
Nos últimos anos, há um número crescente de crianças e adolescentes diagnosticados com autismo. A falta de conhecimento da sociedade e a descriminação fazem com que a família sofra.
A UCADLI está sendo levantada por Jesus Cristo para mudar essa realidade de desigualdade através da igreja, no ministério infantil em si, tendo em vista que tal posicionamento irá trazer as famílias para os pés de Cristo. E para que haja a inclusão na prática é preciso reconhecer que cada criança possui um ritmo e um talento diferente.
A partir do momento que renovamos a nossa mente e não mais escolhemos o outro, porque ele tem algo a oferecer, eu deixo de excluir essa pessoa e permito que ela acesse a Deus. Os discípulos achavam que as crianças não eram capazes de ir até Jesus, eles inferiorizaram elas, mas, o próprio Jesus mostrou que elas são tão importantes como qualquer outro que ali estava. Ele nos mostrou que delas é o Reino dos Céus.
Disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas” (Mateus 19:14). Jesus veio para as crianças portadoras de necessidades específicas também e precisamos enxergá-las como Ele. Abrir espaço, nos capacitar e ter a revelação que ele tem para recebê-las, ou seja, mudar a nossa ótica para essa realidade e ser leve quando o assunto são crianças atípicas.
Deus está capacitando a igreja, o ministério infantil, para recebê-las como ele recebeu, tendo como princípio Romanos 2:11: “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Jesus tem um olhar de igualdade e nós precisamos olhar com seus olhos e agir com igualdade para com todos.
Agradecemos apoio de nossos pastores Pr Levy Ferreira de Souza e sua esposa, pastora Tânia Marinha Pinheiro de Souza.