Até a década de 80, a educação infantil era conhecida como pré-escola, era ofertada como um preparatório para o ensino fundamental. De lá pra cá, mudanças ocorreram e hoje muitos estudos apontam a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.
Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil
Como diz o texto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), na fase da educação infantil, a escola/creche é aliada da família, pois vai complementar a aprendizagem das crianças de forma a estimular e proporcionar meios para que o bebê/criança se desenvolva de forma completa. Os estímulos são necessários para instigar a curiosidade do bebê/criança e os professores capacitados proporcionam meios para que a descoberta seja prazerosa e significativa. O lúdico é fundamental para que a aprendizagem ocorra de forma espontânea e também é através das interações e brincadeiras que o bebê/criança compreende o mundo que a cerca, desenvolve conceitos e estabelece vínculos.
Sobre a autora:
Adriana Pereira Ribeiro é membro da IEAD Belém-Campo de Limeira, faz parte da liderança geral da UCADLI (União de Crianças da Assembleia de Deus do Campo de Limeira). Casada com Luis Carlos Ribeiro, é Pedagoga, pós graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico, está cursando Psicologia (UNIP-Limeira), faz palestras para pais/famílias em escolas/igreja, além de ministrar a palavra de Deus para crianças. Maiores informações (19) 98800-1104.