Não há dúvidas, que 2020 será um ano que ficará para lembranças. Do dia para noite as ruas se esvaziaram, as pessoas tiveram que se distanciarem uma das outras e um novo normal foi imposto à sociedade.
A pandemia causada pela Coronavírus (Covid 19) produziu mudanças profundas, algumas delas irreparáveis. Além da frequência nos cultos, cancelamentos dos eventos e uma série de regras de segurança nas igrejas, a obra missionária no mundo foi profundamente impactada.
No entanto, a IEAD – Ministério Belém – Campo de Limeira (SP) tem motivos para celebrar a Deus pela expansão das frentes missionárias neste ano. Por isso, o Departamento de Missão da igreja fará amanhã, sábado (14), a partir das 19 horas, uma conferência, na reunião mensal de obreiros, para apresentar os números alcançados em 2020.
O evento acontecerá no templo central e vai ser voltado aos obreiros, agentes missionários e a igreja no geral. De acordo com o coordenador do Departamento de Missão, pastor Roberto Cardoso, será mostrado fotos e vídeos das ações feitas ao longo deste ano.
O pastor Roberto comentou que a pandemia gerou uma crise financeira sem precedentes. Ele explica, que, geralmente, nessa situação, as pessoas têm a tendência de reduzirem as doações e ofertas e os projetos missionários precisam ser ajustado à realidade.
Mas, o pastor ressalta que “a obra não pode parar” – lema do departamento neste ano, baseado em Neemias: 6-3 – “E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?” O coordenador lembra que a IEAD – Campo de Limeira tem como essência ser uma igreja missionária e ter o coração em missões.
Segundo o pastor, em 2020, foram abertas nove novas congregações, em quatro estados diferentes: Ourilândia do Norte/PA; Tupirana/TO; Bela Vista/TO; União de Minas/MG; Agrovila Santa Fé – Uberaba/MG; Alfredo Freire – Uberaba/MG; Rio de Janeiro – Uberaba/MG; Usina Catanduva/SP, e Fazenda Vertente – Guaraci/SP.
Em 2020, foi inaugurado o novo templo em Pacaembu – Uberaba/MG. As congregações de PAU D’AGUA– BOTUMIRIM – e Acauã, ambas no Vale do Jequitinhonha/MG, vão ser inauguradas no próximo mês. O departamento ainda reformou totalmente o templo de Palmares Paulista/SP.
O pastor informa que, de janeiro a novembro foram batizados 148 pessoas na Obra Missionária. A IEAD tem projetos missionários 57 municípios, em cinco estados brasileiros, somando um total de 78 congregações missionárias.
A obra não para
A obra missionária é feita com orações, disponibilidade para ir ao campo e contribuições voluntárias. A IEAD possui diversos projetos e, para que sejam desenvolvidos, precisa da colaboração de cada um que está pronto para atender ao “Ide” de Jesus Cristo.
O departamento da IEAD possui duas construções no campo missionário em construções: Buritizal/SP e Luzimangues/TO. O pastor Roberto comenta que a igreja ainda possui quatro imóveis aguardando construções: Fernando Prestes/SP; Cândido Rodrigues/SP; Tupirana/TO; Montes Claros/MG e Igarapava/SP. “Os muros em Montes Claros já estão sendo erguidos”, adiantou o pastor Roberto.