A Orquestra Novo Som da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) – Ministério Belém – Campo de Limeira, em Engenheiro Coelho (SP), realiza o 4o Encontro de Músicos. O evento ocorrerá no próximo fim de semana, dias 30 de novembro e 1o de dezembro de 2019.
Conforme informou Aline Scholl Pereira, secretária da orquestra, o culto festivo no sábado (31) se iniciará às 18h30 e terá a participação da Orquestra Maranatha, do templo sede em Limeira (SP), e da banda Grande é o Senhor, congregação Novo Mundo, também de Limeira. A ministração da Palavra de Deus ficará sob a responsabilidade do presbítero Paulo Modesto da igreja anfitriã.
No domingo pela amanhã (1o), a partir das 9 horas, o encontro terá a presença da Banda Louvor Triunfal, da IEAD de Iracemápolis e também dos alunos do conjunto de cordas do Projeto de Musicalização Infantil da igreja de Engenheiro Coelho.
O encontro terminará à noite, partir das 18h30, com participação de duas turmas do projeto de musicalização infantil da IEAD local. Nos dois cultos de domingo o Pr. Geraldo Gonçalves, de Rio Claro (SP), estará ministrando a palavra.
Nos três cultos do encontro a Orquestra Novo Som irá se apresentar. A comissão organizadora tem por objetivo além de uma amostragem de peças musicais, a proclamação da palavra de Deus, com o intuito de salvação de pessoas e batismo no Espírito Santo.
Isso pode ser observado a partir do tema do encontro: “Jesus, a razão do meu louvor”, baseado em Romanos: 15,8-13.
Para a secretaria, a música é o “coração de igreja” e deve caminhar junto aos outros departamentos. Ela lembrou o rei Davi, que ainda bem jovem, já tocava a sua harpa e afugentava os espíritos malignos de Saul com as suas doces melodias, e durante o seu reinado o ministério da música era colocado em “pé de igualdade com o sacerdócio”. “Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns dos seus irmãos como cantores, para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, e levantassem a voz com alegria (1Crônicas: 15,16)”, citou.
De acordo com Aline, nota se que a música está presente em vários momentos da vida, como na alegria ou na dor. Para a representante da orquestra, a música pode transformar um ambiente e se estabelecer como ferramenta de formação pessoal, propagação do Evangelho e meio de adoração ao Senhor Jesus Cristo.
A orquestra foi criada no dia 18 de janeiro de 1998 e hoje possui 34 integrantes. O grupo tem como maestros: Itamar Arcelino de Souza e Gilleady Florisbelo Gonçalves. A comissão organizadora louva a Deus pela oportunidade de promover mais um encontro e pelo apoio do presidente da IEAD, Pastor Levy Ferreira de Souza.
Arquivo: Encontros em anos anteriores
A IEAD em Engenheiro Coelho é pastoreada pelo Pr. João França e a congregação central fica na Rua 13 de maio, 53.
Projeto de musicalização
Incentivar desde cedo, suprir as ausências de músicos e formar novos instrumentistas. Com esses intuitos, surgiu no fim do ano passado a ideia de criar o projeto de musicalização infantil da IEAD de Engenheiro Coelho (SP), coordenado por Aline Scholl Pereira.
A orquestra é formada por membros da igreja e devido às ocupações do dia-a-dia e as atribuições ministeriais, muitos deixam de participar do grupo. A consequência, segundo ela, era que a orquestra estava perdendo integrantes. “Por que não incentivar as crianças a terem o gosto pela música desde pequena? Pensando nisto surge o projeto”, comentou.
O projeto foi apresentado ao Pr. João França há um ano, que abraçou a causa e viu um futuro promissor para as crianças, visando ocupá-las na casa do Senhor. A proposta também recebeu avaliação positiva do presidente da IEAD, Pastor Levy Ferreira de Souza.
Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 50 crianças matriculadas. A proposta, que se iniciou em fevereiro deste ano, possui três turmas: 4 á 6 anos, 7 á 8 anos e 8 á 11 anos.
Nove meses depois, a IEAD de Engenheiro Coelho colhe os primeiros frutos. Os alunos do projeto farão várias participações no Encontro de Músicos nesse fim de semana.