O Ministério Socorro, Grupo de Ajuda Mútua da Igreja Assembleia de Deus – Belém – Campo de Limeira/SP, realizou na noite do dia 21 de julho, sexta-feira passada, o seu primeiro encontro. O objetivo do novo departamento da IEAD é auxiliar pessoas que estejam em tratamento para se libertar dos vícios e seus familiares.
O primeiro encontro teve a presença de liderança da igreja, como os pastores João Messias, Josias Bernardes Pereira e Paulo Bazucco. Na reunião ainda contou com a participação de dois dependentes em recuperação e dois codependente.
De acordo com o Pb. Valdemir Oliveira e Roseli, Coordenador do grupo e Dirigente da Congregação Loiolas, o tema dessa primeira atividade foi “Amar”, baseado em Mateus 29:37 – 39. “A ênfase que devemos foi a necessidade do amor ao próximo como nós amamos a nós mesmos, o cuidado de primeiro de nós para depois o outro. Como fazer para o outro se não nos cuidamos de nós mesmo”.
Por meio de dinâmicas de grupo, foi mostrado a necessidade da união dos membros do departamento. “Vale lembrar que a nossa equipe de trabalho é formada por pessoas que já foram Dependentes e Codependente, pois acreditamos que não conseguimos levar alguém algum lugar se não ter passado pela mesma experiencia”, salientou o Pb. Valdemir.
O grupo de auxílio é formado pelo diácono Fabiano e Melissa (Obreiros na Congregação do Anhanguera); Marcos e Maria (Membro da Congregação Loiolas); Diácono Pedro (Obreiro na Congregação do Vista Alegre); Diácono Leandro (Obreiro na Congregação do Teixeira Marques) e Pr Robinho (Lider da Confraadel e Dirigente do Santa Amália).
Como surgiu?
O Ministério Socorro deu a origem através de algumas ocorrências na Congregação Loiolas, em Limeira/SP, onde alguns jovens tiveram algumas recaídas com dependência química. O Pb. Valdemir comentou que um deles até chegou a ser internado.
“Devido à falta de informações nos sentimos limitados em ajuda lós, e por conta disto chegamos à conclusão que, além da ajuda espiritual, seria necessário termos mais conhecimento para ajudar pessoas (irmãos) que segundo a ciência são adictos (doentes)”, contou o coordenador.
O Pb. Valdemir falou que apresentou ao Pastor Roberto Cardoso e ao presidente da IEAD Pastor Presidente Levy Ferreira de Souza, o qual abraçou a ideia e abriu o espaço na igreja Central para que o grupo pudesse auxiliar Dependentes Químicos e Codependente.
Propósito
O propósito do Ministério Socorro é alcançar os Dependentes e Codependente, onde dentro de um culto normal existe mais resistência, seja da parte daqueles que sofrem como também a igreja que não consegue entender ou lidar com este tipo de situação. “Muitos acaba se sentido excluídos e fragilizados são mais sensíveis às recaídas”, explicou o coordenador.
O Pb. Valdemir comentou que os dependentes são todas as pessoas que por algum motivo não conseguem ficar sem o uso de algum tipo de drogas; sejam eles químico, álcool, compulsivo (Comer), sexo entre outros.
O responsável pelo grupo destacou que as pessoas que são dependentes de alguma droga têm as suas vidas controladas por algo. “Cremos que através da fé, abstinência e mudança de atitudes são possíveis se libertar deste mal que atinge a humanidade de uma maneira geral”.
Segundo Pb. Valdemir, os codependentes são normalmente as famílias que sofrem devido ter algum depende dentro de casa. “Estudos apontam que essas pessoas acabam sofrendo mais do que os próprios dependentes, devido não conseguir tirar sua mente do ente querido que está preso em algum vício”.