Por unanimidade, a Câmara Municipal de Artur Nogueira (SP) aprovou o Projeto de Lei 077/2021, que dispõe sobre a instituição do Dia da Bíblia no município. A proposta é de autoria do vereador Cícero Francisco de Oliveira (Irmão Cicinho), diácono da Assembleia de Deus – Ministério Belém – Campo de Limeira (SP).
O projeto foi aprovado no dia 06 de dezembro de 2021 na sessão ordinária do Legislativo Nogueirense. A iniciativa foi enaltecida pelos vereadores, que, de acordo com o presidente da Casa, José Pedro de Jesus Paes, a Bíblia é o manual de vida para o ser humano.
O projeto aprovado institui em Artur Nogueira o Dia da Bíblia, “a ser celebrado anualmente no segundo domingo do mês de dezembro”. A proposta estabelece que para comemorar a data poderá ser realizados eventos e palestras voltadas ao tema.
O projeto de lei segue para sanção do prefeito Lucas Sia Rissato.
Manual da fé cristã e regra prática de vida
O vereador irmão Cicinho explicou que a ideia da proposta é integrar ao calendário municipal as comemorações do Dia da Bíblia. Ele lembrou, durante a sessão, que o Dia da Bíblia foi instituído oficialmente como comemoração nacional por meio da lei federal 10.335, de 2001, cuja celebração ocorre no segundo domingo do mês de dezembro.
Segundo irmão Cicinho, a Bíblia é considerada o instrumento principal do Cristianismo para a propagação do amor incondicional de Deus e de salvação pelo poder de Cristo. “Traduzida em praticamente todos os idiomas, as Escrituras Sagradas servem de guia e referência para a Igreja, para os cristãos e todos aqueles que buscam se tornar seres humanos melhores”.
O vereador ressaltou que a Bíblia é o manual da fé cristã e regra prática de vida. “A Bíblia foi escrita durante dezesseis séculos, por cerca de 40 escritores. O principal livro do cristianismo é o livro mais lido e vendido em todo mundo”, lembrou.
Cicinho, em discurso, citou a frase do ilustre pregador e pastor batista Billy Graham: “sem a Bíblia, este mundo seria, de fato, um lugar triste e assustador, destituído de qualquer farol indicativo”. O vereador lembrou da citação do estadista Abraão Lincoln: “a Bíblia é o melhor presente que Deus deu ao homem. Todo o Bem, da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante deste livro.”
Cicinho acrescentou que a celebração do Dia da Bíblia acontece, anualmente, em cerca de 60 países.
História da Bíblia
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.
O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.