‘Prevenção e intervenção visando o equilíbrio da saúde de modo biopsicossocial’
Como destaca Belloch e Olabarria (1993), citado por Pereira, Barros e Augusto (2011), os seres humanos são biopsicossociais, ou seja, biológicos, sociais e psicológicos. Portanto, adquirimos as informações, armazenamos, analisamos e construímos significados que produzem os comportamentos em sociedade.
Devemos lembrar, que, qualidade de vida e saúde mental estão interligadas. Por isso, faz-se necessário buscarmos o auxílio dos médicos, nutricionistas, educadores físicos, entre outros, tentar prevenir e resgatar a saúde e ter uma vida saudável. Entretanto, nota-se um descuido relacionado à saúde mental sendo tão importante quanto a prevenção de outras doenças que atacam o corpo.
Diariamente, pessoas são acometidas pela síndrome do pânico, depressão, ansiedades, baixa autoestima, sendo submetidos a todos os tipos de violências, conflitos em relacionamentos e fracasso no trabalho e nas igrejas. Isso tudo resulta no declínio da saúde mental.
Porém, como não fazemos uma reestruturação dos pensamentos e nem ocorre um investimento em um tratamento psicológico para transformações, assistimos grandes perdas de vidas, sonhos, projetos, recomeços e esperanças. Fica um alerta para todos nós, vamos inserir atividades de autoconhecimento, olhar para as emoções e as experiências vivenciadas.
Para finalizar esta proposta reserve um momento do seu dia para fazer esta tarefa de casa. Imagine-se agora um advogado de defesa, que precisa defender-se de muitas “acusações” negativas ou críticas contra si mesmo. Responda todas as perguntas e avalie se não esta sendo rigoroso demais com você. Vamos lá?
1- Qual lei você transgrediu? Do que você esta se acusando?
2- como você pode defender-se?
3-Há outra explicação para este comportamento?
4- Agiu com malícia ou crueldade?
5- Qual a qualidade do caso contra você? E a seu favor?
6- Como júri avaliaria estas evidências?
Forte abraço! Quem cuida da mente, cuida da vida! Janeiro Branco Campanha em Prevenção ao adoecimento Emocional.
Sobre a autora
Pamela Vanessa Ferraz é membro da IEAD Belém – Campo de Limeira – e Psicóloga Clínica (CRP: 06/145056). Ela atua na Abordagem Cognitiva- Comportamental. Experiências em Psicoterapia Infantil, Psicoterapia Individual e em grupo para Adultos, jovens e Adolescentes e mulheres vitimas de Violências Domésticas, Orientações de Pais, e Palestrante. Contatos: Whatsapp (19 ) 98238- 2845