01 ago 2020 Esdras DESTAQUE (notícias em destaque), Notícias
Adaptações. Assim tem se comportado à IEAD – Belém – Campo de Limeira para garantir a integridade física dos membros e frequentadores da igreja. Ao longo desses quatro meses, a igreja vem investindo na programação on line, diminuição do tempo permanência no estabelecimento, distanciamento entre as pessoas no templo, obrigatoriedade do uso de máscara, aferição da temperatura e vários pontos de higienização com álcool em gel.
Devido à pandemia causada pelo Covid 19 (Coronavírus) a igreja teve que mudar sua rotina, suspender reuniões e cancelar eventos, que pudessem gerar aglomerações. Apesar das atividades religiosas serem de primeira necessidade, pois promove à saúde espiritual e emocional, a IEAD vem cumprindo rigorosamente as normativas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, nos âmbitos municipal e estadual.
Isso pode ser constatado ao longo desta semana. Devido ao segundo fim de semana de lockdown, a IEAD gravou algumas de suas atividades, que aconteceriam no sábado e domingo. A estratégia adotada pela igreja é para evitar, que os membros saem de casa no sábado e no domingo, já que não haverá atividades presenciais hoje e amanhã.
Na quarta-feira, a equipe da Escola Bíblica Dominical gravou a aula que será publicada nos canais da IEAD na internet hoje, às 19h30. Ontem, sexta, foi à vez da UCADLI (Departamento Infantil) fazer o seu culto, que poderá ser conferido hoje, a partir das 18 horas.
O Coral Sopro Divino também gravou na noite de ontem sua participação para o culto de Santa Ceia, que acontecerá no domingo, às 18 horas. Vale lembrar que essa celebração será somente através da internet.
Impacto nos cultos
Durante as gravações, a equipe do Portal da IEAD conversou com os membros da IEAD, que trabalham para que uma programação de qualidade possa alcançar as famílias em suas casas. Esse grupo de voluntários preparam cultos, estudos, apresentações e outras coisas para, que mesmo distante da igreja, você se sinta perto de Deus.
O diácono e corista do coral Antonio Marcos Celestino da Silva disse que vê a pandemia como um grande aprendizado. “Vejo Deus nos colocando em nossos devidos lugares e nos ensinando a ser dependente dEle”.
O diácono argumenta que a igreja caminha em uma direção não estaria agradando a Deus. “Com a pandemia, o nosso Senhor Jesus Cristo traz a união à igreja e, principalmente, às famílias. Quando tudo isso passar iremos ter grandes experiências e lições pra futuras gerações”. Antonio citou Amós 4:12 – “Portanto assim te farei, ó Israel, e porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”.
A corista Márcia Aragão Santos comentou que a igreja tem vivido um período de aprendizado e atenção. “Aprendizado, porque estamos experimentando um novo modo de servir ao Senhor, por meio das mídias digitais, que exigem disciplina e organização. E um momento de atenção, pois temos visto os sinais que prenunciam a volta de Jesus se cumprirem”, ressaltou lembrando de Mateus 28:20 – “Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
Segundo Igor Pereira, técnico de som e imagem da IEAD, não importa “se estamos presencialmente, a igreja de hoje é pelos meios sociais”. “O Senhor Jesus Cristo está conosco, seja sobre qualquer meio de comunicação. E neste tempo de Pandemia, as portas se fecharam e depois abriu com 30% da membresia presente. A Igreja não está fechada, ela continua alimentando seus filhos e filhas através da oração, da Palavra, das celebrações transmitidas pelos aparelhos e dispositivos”.
O maestro do coral Sopro Divino, Valter dos Santos, comentou que tem visto a coragem daqueles que se expõem, num ambiente hostil fora de casa, todos os dias para manter o sustento e a dignidade de sua família. “Sair de casa hoje é estar exposto a um inimigo invisível e ainda ter a possibilidade de levá-lo para o seu lar. Neste cenário devemos ter uma mudança de comportamento para minimizar os riscos, mesmo assim sempre há riscos, mas não podemos nos deixar ser aprisionados pelo medo”.
O maestro observou também a coragem de muitos cristãos, em permitirem ser usados por Deus, para levar a esperança e a luz de Cristo a muitas vidas num momento em que uma oração a Deus pode trazer cura, libertação, solução, conforto, salvação de almas. “Pastores, cantores, músicos e equipes de comunicação são pessoas que através da mídia digital estão atingindo muitas vidas. Fui testemunha de pessoas que voltaram para Cristo por meio desta nova ferramenta que passamos a utilizar com mais afinco. Vivemos uma batalha diária e precisamos de mais soldados para ser usados por Deus e com isto salvar não somente vidas, mas através do sangue de Cristo, salvar almas. Como disse o apóstolo Paulo: ‘O meu grande desejo e minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo. Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro’. (Filipenses 1:20,21 – NTLH)”
Já Maria Oliveira, membro do templo sede da IEAD e corista, afirma que este período afetou as vidas de todos, em todas as áreas, tanto na igreja, como no trabalho e na vida pessoal. “Estamos presos por um vírus”, lamentou.
Maria Oliveira falou que a igreja foi muito afetada por não poder fazer os cultos presenciais, e quando faz é limitado. “A igreja teve que fazer algumas mudanças, para poder continuar a realizar as celebrações. Sei que o momento é muito difícil para igreja, pois ela tem vários compromissos a cumprir. Mas graças a Deus estamos conseguindo cultuar, com os cultos on-line, que tem sido uma benção em nossas vidas. Creio que Deus não perdeu o controle de nada, tudo está em suas mãos e iremos passar e vencer está luta”, garantiu.
Luiz Benedito Amaro contou que tem visto que a Covid-19 afetou todos humanos e isto parou o mundo, porque uns perderam seus empregos e comércios e fábricas foram fechadas, além de abalar a economia, como cancelamento de eventos. Ele argumentou que a igreja também é impactada com as consequências geradas pelo vírus. “No entanto, devemos buscar mais a Deus, não parar e sempre se reinventar”.
José Aparecido Domiciano analisou esse período de pandemia uma “coisa muito fora do normal”. “Nunca pensamos que iríamos passar por isso um dia isso e como a igreja seria afetada. Sinto falta dos cultos presenciais, quando, todos, em comunhão, louvam ao Senhor Jesus Cristo juntos, e, agora com essa restrição temos que ficar reservado, de máscara, que não é confortável. Porém, a nossa fé não foi afetada e cremos que isso vai passar e logo voltaremos a estar juntos”.
A corista Luiza Maria Pereira Gracini se lembrou do que Paulo disse ao seu filho na fé Timóteo, na segunda carta (1:07) – “… Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, de amor de moderação”. “Deus usando a Paulo para instruir a Timóteo sobre as três ferramentas para sua vida: poder, amor e moderação; viva desta forma, viva com equilíbrio, utilize ferramentas espirituais pra enfrentar batalhas visíveis e invisíveis, não tenha medo, não se acovarde. Em João 4:18 diz: ‘que o amor de Deus lança fora todo o medo’, precisamos se apropriar das ferramentas incríveis que Deus nos deu: amor, poder e moderação e romper nestes tempos difíceis com sabedoria pra que nossa fé não seja corrompida pelo medo, pânico e covardia”.
Luzia Maria salientou que a igreja é militante, precisa buscar estratégias para vencer todos tipos de batalhas. “E quem é a igreja? Somos nós. Avancemos na responsabilidade, na ousadia, na fé e no compromisso que Deus nos confiou”.
O cooordenador do Conselho Nupcial e presbítero Wagner Nunes Cerqueira, salientou que tem visto esse período como uma pausa para reflexão. “Refletindo descobrimos a importância da comunhão com os irmãos, amigos e familiares, do toque, do abraço, do ósculo. Na correria da vida normal, não damos o devido valor a isto. Aprendi durante este período que o realmente vale a pena nesta vida, não custa dinheiro. Momento de reflexão, de aprendizado, de convergência. Nunca mais seremos os mesmos”.
Confira nossa programação
Hoje (01 de agosto)
– às 18 horas: culto com as crianças
– às 19h30: Escola Bíblica Dominical (pré-aula)
Domingo (02 de agosto)
– às 18horas: Celebração da Santa Ceia
Canais
– YouTube (https://www.youtube.com/user/MinisterioBelem) ou (https://www.youtube.com/pastorlevyjunior)
– Instagram (@assembleiabelem)
– Facebook: (https://www.facebook.com/assembleiabelem.com.br/)
– site (https://assembleiabelem.com)