Sem sombra de dúvida, um dos grandes sonhos dos futuros papais, durante a gravidez, é conhecer o sexo do bebe que esperam. É muito importante saber se será menino ou menina para a aquisição do enxoval e escolha do nome, mas sabemos que o amor é incondicional e independente se é menino ou menina. Mesmo assim a maioria quer sabê-lo o mais cedo possível.
Normalmente, não se consegue saber o sexo do bebê antes de completar quatro meses de gravidez. Uma minoria mostra sim, mas a maioria após esse período.
A ultrassonpgrafia é o método mais conhecido na hora de determinar o sexo do bebê. Normalmente, são usados os ultrassons para ver a formação do bebê, o que também permite verificar o seu sexo. Dependendo da posição do feto na barriga podemos afirmar o sexo do bebê a partir de 14 semanas, de modo a saber se será menino ou menina, mas, reforçando, que a maioria após completar 17 ou 18 semanas.
A análise de sangue também é um dos métodos que vem sendo usado de forma mais frequente para determinar o sexo e consiste em recolher uma amostra de sangue da futura mamãe. A partir da sétima semana de gravidez, a presença destes fragmentos no sangue da mãe são o suficiente para determinar se a criança é portadora do cromossoma Y (menino) ou X (menina). Mas a ultrassonografia ainda é o mais emocionante. O famoso “ver pra crer” que as mamães costumam dizer.
Abaixo podemos averiguar a diferença anatômica do sexo masculino e feminino.
Lucimeire de Souza Figueiredo, casada, mãe da Alice é membro da IEAD templo central Limeira/SP. Ela é médica com atuação em ultrassonografia na empresa Ultramed Serviços de Ultrassonografia. Mais informações: (19) 30333746 ou (19) 989126354.