As práticas do cotidiano como, alimentação, bebidas, nosso lar e roupas, preenchem demais nosso tempo, que nos faltam horas para cuidar da nossa mente, emoções, ou seja, do nosso Psicológico.
Refletimos atualmente que várias pessoas nem se quer lembram-se que possuem emoções e que elas são em grande parte responsáveis por nossas vidas, porque estamos ocupados demais com coisas materiais.
Estudos analisaram que o excesso de pensamentos e sentimentos negativos, conflitos mal resolvidos ou palavras não relatadas provocam grandes problemas. Sua saúde mental e emocional possui influência sob a sua atual saúde física.
Quando você guarda dentro de si preocupações, pendências, sentimentos ruins como, por exemplo: culpa, angústia, raiva, ódio e amargura, a consequência desse processo torna-se a somatização dos sintomas. Ou seja, como diz aquela tão famosa frase: “O que você não resolve em sua mente, o corpo transformará em doenças.”
Com isso seria interessante e imprescindível procurar ajuda psicológica, olhar para seu interior, sua mente, emoções e começar um tratamento de psicoterapia, buscando sua melhora emocional, recebendo auxílio em momento de aflição, com ética profissional sob técnicas da ciência psicológica, permitindo você ter melhor entendimento diante das questões da vida proporcionado transformações importantes.
E para finalizar gostaria de sugerir a realização de um inventário de metas emocionais. Muitas vezes estamos deprimidos, desanimados, cansados mentalmente e não sabemos como lidar com essas emoções.
Portanto se desejar tenha um diário/caderno para que você possa anotar refletir e analisar estas questões abaixo:
1-Quais emoções você gostaria de sentir?
2- Depois escreva pensamentos, lembranças, comportamentos e experiências que te ajudarão a vivenciar estas emoções.
3- Como você pode planejar ter estas emoções?
Sempre que emoções desagradáveis vierem, reserve um tempo para o treino dessa atividade.
Um Abraço!
Pamela Vanessa Ferraz é membro da IEAD Belém – Campo de Limeira – e Psicóloga Clínica (CRP: 06/145056). Ela atua na Abordagem Cognitiva- Comportamental. Experiências em Psicoterapia Infantil, Psicoterapia Individual e em grupo para Adultos, jovens e Adolescentes e mulheres vitimas de Violências Domésticas, Orientações de Pais, e Palestrante.