“Porque um menino nós nasceu, um filho se nós deu; o governo está sob seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz”. (Isaías: 9,6)
O Natal é comemorado em quase todo mundo, porém, infelizmente, os objetivos são diversos, não correspondendo com o verdadeiro sentido espiritual que deveria envolver esse evento de magnitude universal.
Há os que preferem pensar em dar e receber presentes apenas! Também os que se envolve com as alegorias natalinas, presépios e o bom velhinho Noel.
Alguns que se dedicam a enfeitar suas casas com luzes, renas, etc.
Porém, não são muitos que se esmeram em compreender o verdadeiro sentido das comemorações Natalinas!
Antes de tudo, devemos centralizar o nascimento do menino Jesus!
Sim, Ele, e somente Ele, é a razão maior de toda comemoração! Jesus nasceu em Belém.
Glória a Deus nas alturas cantaram os anjos do coral angelical!
E nós, sem dúvida também podemos comemorar a encarnação do nosso salvador Jesus Cristo.
O texto de Isaías é uma profecia vaticinada pelo profeta há 700 anos antes do fato se cumprir. Ali está revelado os cinco adjetivos previamente estabelecidos sobre a personalidade de Jesus:
1- Maravilhoso
2- Conselheiro
3- Deus Forte
4- Pai da eternidade
5- príncipe da paz
Estes cinco atributos de Jesus, não podem ser ignorados por quem realmente compreende o significado do Natal!
Senão, vejamos:
1- Maravilhoso; ora, desde a concepção, todos os eventos que envolveram Jesus, até a sua morte na cruz, foram pura maravilha: concepção por obra e graça do Espírito Santo, vida de operações de milagres, até na morte houve ocorrências de maravilhas….
2- Conselheiro: suas parábolas e ensinos ultrapassam milênios e até hoje são conselhos extraordinários para qualquer pessoa que deseja se alimentar deles!
3- Deus Forte: muitos deuses foram levantados através dos séculos, entretanto, o Único Deus verdadeiro e que subsiste eternamente, é Jesus Cristo;
4- Pai da eternidade: se é Deus, então não poderia ser outra coisa senão também Criador da Eternidade, sim, Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente;
5- Príncipe da Paz: quem tem a fé em Jesus Cristo, usufrui dessa paz, independentemente de quaisquer circunstâncias que esteja vivenciando, exatamente assim, quem tem Jesus , tem a Paz de Jesus!
Portanto, o Natal, está muito além das referências comerciais natalinas deste século! O verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Jesus Cristo dentro de cada um de nós.
Só assim, saberemos comemorar realmente o verdadeiro Natal de Jesus!
FELIZ NATAL A TODOS!!!
Pr. Levy Ferreira de Souza e Pastora Tânia M. Pinheiro de Souza
Presidente da IEAD – Ministério Belém – Campo de Limeira (SP)