26 jul 2021 Esdras DESTAQUE (notícias em destaque), Missões, Notícias
Fonte: CPADNews/Portas Abertas
No último dia 23 de julho, deu-se o início dos Jogos Olímpicos, que acontecem em Tóquio, capital do Japão. Pela primeira vez desde 1896, os jogos ocorrem sem espectadores, devido à pandemia da COVID-19.
Quase todos os países onde existe perseguição aos seguidores de Jesus integram a lista de participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em muitos deles é extremamente difícil viver como cristão, mas estão presentes nas Olimpíadas há anos. Conheça um pouco mais sobre três desses países hostis ao evangelho e que estarão na Olimpíada: Afeganistão, Uzbequistão e Quênia.
O Afeganistão participa dos Jogos Olímpicos desde 1936 e já esteve presente em 14 edições do campeonato. Em outubro de 1999, o país foi banido dos Jogos Olímpicos de Sydney, devido ao rígido tratamento do regime Talibã dado às mulheres, vetando-as da prática de qualquer esporte. A proibição foi revogada em 2003 e o país voltou a participar em 2004. O Afeganistão ocupa a 2ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2021, onde é impossível viver livremente como um cristão. Por isso, muitos mantêm a fé em segredo, mas para os cristãos ex-muçulmanos é ainda pior, pois precisam fugir do país para manter a vida.
O Uzbequistão participou pela primeira vez das Olimpíadas como país independente em 1994, e mandou atletas para competirem em todos os Jogos desde então. Entre os anos de 1952 e 1988, os atletas do país competiam como parte da União Soviética e, após sua dissolução, o país fez parte do Time Unificado em 1992. O Uzbequistão está localizado na Ásia Central e ocupa o 21º lugar na LMP 2021. Os seguidores de Cristo no país podem ser agredidos pela família e comunidade e obrigados a deixarem o lar em que vivem por não abrirem mão do evangelho.
O Quênia participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1956, e enviou atletas para competirem em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde então, exceto nas Olimpíadas de 1976 e 1980. Os atletas do país se destacam nas modalidades de atletismo e boxe. O país ocupa o 49º lugar na LMP 2021 e, por mais que a maioria da população seja cristã, ainda existe perseguição. De modo especial, os cristãos ex-muçulmanos vivem sob constante ameaça de ataque vinda de amigos e familiares, além do grupo extremista islâmico Al-Shabaab, que se infiltrou na população para monitorar as atividades dos cristãos.
Pela primeira vez desde 1988, a Correia do Norte, nação mais fechada do mundo ao evangelho e que ocupa o 1º lugar na LMP 2021, não participará dos Jogos Olímpicos. As autoridades do país decidiram não participar sob o argumento de proteger os atletas da possível exposição à COVID-19. Os seguidores de Jesus norte-coreanos enfrentam perseguição extrema em todas as esferas da vida e vivem a fé em segredo, porque se as autoridades descobrirem, eles poderão ser mortos, presos ou enviados para campos de trabalho forçado.
A Rússia também não participará da Olimpíada de Tóquio, devido a uma decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS). Em dezembro de 2020, o Tribunal decidiu banir a Rússia das competições esportivas mundiais até o fim de 2022. A punição veio após uma série de escândalos envolvendo doping, falsificação de testes e queima de arquivos comprometedores. A Rússia integra a Lista de Países em Observação e são os cristãos ex-muçulmanos das regiões de maioria islâmica que carregam o peso da perseguição no país. Em algumas áreas eles precisam manter a fé em segredo por medo de serem executados.
Pedidos de oração
– Clame para que durante esses dias os atletas participantes conheçam a palavra de Deus e entreguem a vida a Cristo.
– Interceda para que Jesus mantenha os cristãos firmes na fé, mesmo diante da perseguição que enfrentam.
Assembleia nas Olimpíadas
No dia 21 de julho, a direção da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Japão (COMADEJA), liderada pelo Pr. Gessival Barbosa, se reuniu em modalidade presencial e on-line para tratar sobre os últimos detalhes da atuação evangelística da Igreja brasileira no Japão no período das Olimpíadas de Tóqui-2021, que encerrarão no dia 8 de agosto.
A decisão dos participantes foi unânime em concordância com o presidente da Convenção, Pr. Gessival Barbosa, de que o evangelismo teria seu início concomitante à abertura da realização dos jogos olímpicos e se estenderia até o último dia de eventos.
“A diretoria da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Japão roga as orações dos santos para que, mesmo em tempo de pandemia, a semente do evangelho do Reino de Deus continue sendo plantada no Japão”, declarou Pr. Gessival em comunicado nas redes sociais da COMADEJA.
Referências
<https://cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/54766/assembleia-de-deus-brasileira-no-japao-evangeliza-nas-olimpiadas-de-toquio.html>
<https://cpadnews.com.br/universo-cristao/54747/muitos-dos-paises-participantes-das-olimpiadas-no-japao-estao-na-lista-mundial-da-perseguicao-religiosa.html>
Imagem destaque/reprodução: Clive Brunskill/Getty Imagens 2021<https://olympics.com/tokyo-2020/en/news/photos/galleries/in-pictures-opening-ceremony-olympic-games-tokyo-2020>