04 out 2019 Esdras Círculo de Oração, DESTAQUE (notícias em destaque), Notícias, Saúde
Solange Domingos
Neste ano, o tema da campanha do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e do Ministério da Saúde (MS) no Outubro Rosa é “Câncer de mama: juntos, sem medo”. Os exames preventivos e o diagnóstico precoce podem auxiliar na busca de uma melhor qualidade de vida.
Nunca devemos esquecer, que, de acordo com a Mordomia Cristã, devemos cuidar do nosso corpo: “tem cuidado de ti mesmo…” (1Tm 4.16). Normalmente, esquecemos e negligenciamos o cuidado com a nossa saúde.
Na maioria das vezes, escutamos pregações sobre a mordomia dos dons, talentos, conhecimento e, principalmente, dos bens, mas deixamos passar desapercebidas, que diante de Deus também temos o dever de cuidar de nossos corpos.
De acordo com o INCA, o objetivo da campanha de 2019 do Outubro Rosa é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença. Seja na busca do diagnóstico precoce, durante ou após o tratamento, a união nos dá força para enfrentar as dificuldades da doença e para buscar uma vida melhor.
A cartilha do INCA, já em sua quinta edição, foi um dos materiais produzidos para a campanha. Ela pode ser acessada pelo: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf
Até o final do ano de 2019, o INCA estima 59.700 novos casos de câncer de mama, em todo o país.
O Câncer
O câncer de mama é uma doença que acomete mulheres e homens em todo o mundo. Segundo o MS (Ministério da Saúde), é o tipo de câncer mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele não melanoma.
Uma a cada três mulheres pode ser curada se o câncer for descoberto logo no início. O câncer se origina da multiplicação desordenada das células mamárias, que gera células anormais, formando um tumor.
No mundo, a incidência de novos casos, a cada ano, corresponde a 25%. No Brasil, o índice é de 28% dos novos casos de câncer em mulheres.
Segundo o INCA, há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns se desenvolvem muito rapidamente e outros seguem um ritmo mais lento, de acordo com a característica de cada tumor. O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular.
Outros sintomas, como o edema de pele, dor e inversão do mamilo também podem indicar o surgimento da doença.
Sintomas
Cerca de 80% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Fazer o autoexame é fundamental para o diagnóstico precoce da doença. Todos os sintomas devem ser investigados através de exames clínicos e complementares. Quando detectado precocemente é possível fazer um tratamento menos agressivo.
O câncer de mama também acomete homens, porém é mais raro e representa menos de 1% do total de casos da doença.
Causas do câncer de mama
Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Portanto, não há uma só causa. O risco de desenvolver a doença aumenta de acordo com a idade. Mulheres com mais de 50 anos estão mais propensas a desenvolver câncer de mama.
Fatores de Risco
São vários os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Os fatores ambientais/sociais tais como obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e a exposição frequente a radiações ionizantes, como o Raio X, são alguns deles. Outros fatores como os genéticos/hereditários e o histórico hormonal também estão associados ao desenvolvimento da doença.
Tratamento
Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.
A lei nº 12.732, de 2012, estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A campanha do INCA e do MS reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento [exame de rotina], a cada dois anos).
Esse movimento de conscientização foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O INCA participa do movimento desde 2010.
Se você leu, mas ainda tem dúvida, pode encaminhá-la para: formigadomingos@gmail.com
Leia mais:
Desde terça-feira (1º de outubro), mulheres de Limeira, na faixa dos 50 aos 69 anos podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame de mamografia. Neste ano, serão ofertados 4.710 exames, sendo 3.831 pela Prefeitura de Limeira e 879 pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Publicado: 30/09/2019 | 17h28
https://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/news.php?p=8720
Referências:
https://www.calendarr.com/brasil/outubro-rosa/
https://www.inca.gov.br/noticias/no-outubro-rosa-inca-reforca-importancia-da-prevencao-e-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama
https://inbec.com.br/blog/outubro-rosa-2019-tem-como-tema-cancer-mama-juntos-sem-medo
A autora
Solange Domingos é casada, professora de escola Bíblica Dominical, serve a Deus na IEAD de Artur Nogueira e é enfermeira.