A palavra de Deus nos revela de forma clara e inquestionável que uma das maiores bênçãos que recebemos quando viemos à Terra foi a de receber um corpo físico. O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17 – Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?)
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (1 Coríntios 3:16,17). Nosso corpo é sagrado. Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele. Ele sabe que podemos ser pessoas mais felizes e melhores, se formos saudáveis.
Devemos cuidar de nosso corpo, de maneira geral: externa e internamente, tal como alguém que dará conta dele diante de Deus. Somos apenas mordomos que zelam pelo templo do Seu Espírito.
Há uma exortação de Deus vinda através de Paulo à igreja de Corintos onde diz: “Acaso não sabem…” Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6:19,20), trazendo a memória daquelas pessoas algo já conhecido ou de fácil assimilação, que o corpo delas não era delas mesmo, mas sim santuário de Deus, devendo ser cuidado e exposto de maneira que glorificasse o dono dele, Elohim”.
É certo que nossa maior preocupação como cristãos deve ser em fazer a vontade de Deus, mas quem disse que cuidar do corpo não é a vontade de Deus? Recordando 1 Tessalonicense 5.23: “e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”, a palavra de Deus afirma que os nossos corpos devem ser conservados íntegros e irrepreensíveis até a volta de Cristo, então tudo é importante!
A partir dos textos acima, está muito claro que Deus quer a nossa saúde. Deus nos quer livres de todos os males que nos acometem. Está no seu coração que cuidemos bem do nosso corpo e da nossa alma.
Cuidar do nosso corpo é um ato de respeito e amor para com Deus!
As escrituras sagradas seguem dizendo que é apropriado, e até necessário, ter certa medida de amor-próprio. Esse tipo de amor inclui cuidar de si mesmo, se respeitar e reconhecer seu valor.
Praticar o “autoamor” é um ato de cuidado com a própria vida. E seguindo o princípio de amar a si mesmo e ao próximo, reconhecemos a importância da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. Conscientizar-se sobre a importância do Outubro Rosa é atentar-se mais ao próprio corpo, o movimento faz um convite não só para o autocuidado, mas também para o cuidado com o outro diante do câncer de mama.
Pequenos cuidados com a saúde, como o autoexame, podem ajudar o diagnóstico precoce, poupando vidas e dando mais chances de cura. O câncer de mama atinge milhares de mulheres todos os anos, o diagnóstico precoce pode poupar vidas. A luta contra o câncer de mama deve ser constante e intensa. Como cristãos conscientes devemos apoiar essa causa!
Referências:
wikipedia.org/wiki/Outubro_Rosa acesso em 28/10/2020
Bíblia Sagrada
Sobre a autora:
Keila Silva Aragão é casada com Rovandes Aragão Filho e ambos fazem parte do Conselho Nupcial da IEAD-Belém-Limeira (SP)