Com a canção “Vinde fiéis”, cerca de 50 coristas do Coral Sopro Divino abriram a cantata de Natal na noite de quarta-feira, dia 18, no Pátio Limeira Shopping. Quem estava nos andares inferiores à praça de alimentação subiu rapidamente para ouvir as músicas entoadas de forma impecável.
Por alguns instantes, a atenção de quem fazia sua refeição, conversava com amigos ou estudava os diversos cardápios se voltou para o palco. O espírito natalino podia ser encontrado entre uma canção e outra entoada pelo Sopro Divino, coral da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém – Campo de Limeira.
O coro proporcionou ao público uma viagem musical, passando por músicas como “A canção dos sinos”, “Oh! Noite Santa”, “Aleluia (Handel)” e “Noite de paz”. Em algumas, ao público, emocionado, se arriscava acompanhar os coristas.
O Sopro Divino encerrou sua participação com “Agnus dei com vinde adoremos”. O maestro do Coral, Valter Santos, agradeceu a Deus pela apresentação e a presença do vice-presidente da IEAD, Pr. Jurandir Bernardes e sua esposa, membros da Igreja e familiares dos integrantes do grupo. “O local estava repleto de pessoas, que vieram apreciar a música sacra e, pelos aplausos e expressões, percebemos que as canções foram muito bem recebidas pela plateia. Agradeço a cada corista pelo empenho e a nossa pianista Debora Fideli, que sempre nos apoia”, salientou.
Para a pianista Débora Alves Fideli, que participa do coral há mais de 20 anos, resumiu apresentação do grupo como “linda e com excelência”. Ela acrescentou que a exibição é uma oportunidade de levar o louvor sacro até pessoas que não conhecem a Deus. “Isso eu considero como mais importante”.
Uma das coristas mais experientes, desde 1962 no grupo, Marlene Rodrigues, comentou, emocionada, que admirou a receptividade do público, que acolheu o Sopro Divino de “braços abertos”. “A maioria das pessoas virou para o nosso lado com muita reverência e, ao final, quem não nos conheciam, veio dar-nos parabéns e elogiaram por usamos a música como uma meio de evangelização. Parabéns ao nosso Maestro, todos os componentes, ao Pr Jurandir e Pra Izabel, aos irmãos e ao público que nos apoiaram. Amei!”
A corista Luiza Maria Pereira Gracini, no coral desde 1978, salientou que achou oportuna a participação no coro na cantata, para demonstrar, através das canções, o verdadeiro sentido do Natal, pois elas desencadeiam um efeito emocional de reflexão. “É bom louvar a Deus em todo tempo e lugar, porque Ele tem os seus meios de trabalhar na vida das pessoas. Por outro lado, é uma oportunidade de valorização e resgate desta modalidade da música ‘coral’, que pouco se ouve pela mídia e que a sociedade precisa aprender apreciar”.
Há quatro anos no coral, Alécio Barbosa da Silva disse que participar da família Sopro Divino é uma bênção. “Quanto à apresentação do coral foi muito boa, pois louvamos a Deus em uma praça de alimentação, onde muitas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o lindo coral de nossa Igreja”.
A cantata fez parte da programação especial do shopping, que desde novembro, traz aos seus clientes apresentações gratuitas de diversos corais, escolas e igrejas da cidade. As apresentações acontecem em horários das 17h30 às 20h, sempre na Praça de Alimentação.
O coral da Assembleia de Deus foi fundado em 1960 e é responsável pela inserção de diversas pessoas no universo da música.