Pai de três filhos, presidente da IEAD – Belém – Campo de Limeira, pastor Levy Ferreira de Souza, terá um dia dos pais mais que especial após ter passado 63 dias internado e vencido à Covid-19. O testemunho serviu de inspiração e homenagem feita pelo Jornal da Cidade de Holambra (JC Holambra) à data comemorativa.
Com o título “63 dias internado: venci a Covid”, pastor Levy conta à experiência de ter enfrentado o vírus e os momentos difíceis na luta contra o coronavírus. Ele lembra das orações dos membros da igreja, o apoio da família e a intervenção divina. O jornal pode ser acessado em www.jcholambra.com e facebook (https://www.facebook.com/215860492080142/posts/1492028881129957/?d=n)
Leia a reportagem:
Esse segundo domingo de agosto, Dia dos Pais, terá um sabor a mais para família do pastor e advogado Levy Ferreira de Souza. No dia 22 de maio, após 63 dias internado, devido à Covid-19, ele recebia alta do hospital.
Com a saúde em recuperação e emocionado, pastor e advogado Levy contou que quando saiu do hospital ganhou um balão, em formato de coração, feito pela equipe de enfermagem. “Nele estava escrito ‘63 dias: venci à Covid’. Quando li assustei, pois não sabia que havia passado tanto tempo”.
Ao sair do hospital, pastor Levy tomou conhecimento que neste período de mais de dois meses, foram dez dias no respirador de alto fluxo, 33 dias na UTI intubado e 20 dias na recuperação pós-uti. “Eu sou um milagre. Tenho 63 anos, um ano para cada dia que fiquei no hospital e, em todo o momento, senti o cuidado de Deus sobre mim”.
Quando chegou à sua casa veio à notícia mais assustadora, que, durante esse período que esteve internado, a esposa e uma das filhas também foram hospitalizadas, 22 e 23 dias respectivamente, para tratar do coronavírus. “Elas estavam entubadas ao meu lado e eu não sabia de nada. Poderia tê-las perdido e nem saberia, mas, graças a Deus e atuação de médicos e enfermeiros, obtivemos a vitória”.
Segundo o advogado e pastor, um dos momentos mais difíceis foi ouvir as preces e cânticos de membros da igreja do lado de fora do hospital. “Por três ou quatro vezes, próximo das 21 horas, ouvi um grupo e sei que quando existe esse tipo de iniciativa é porque a coisa está muito séria”.
Levy reside em Limeira, tem três filhos e cinco netos e é uma das principais lideranças religiosas da região. Ele é o pastor presidente da Assembleia de Deus – Ministério Belém – Campo de Limeira. Holambra é uma das cidades da região que possui uma igreja filiada ao estabelecimento religioso limeirense.
‘Saí fragilizado’
Pastor há 42 anos, sendo destes 15 em Limeira, Levy contou que foi ao hospital andando e conversando. Ele disse que tinha uma boa saúde e sem comorbidades.
Porém, Levy falou que os médicos decidiram interná-lo, pois sua saturação estava baixa. “Mas, eu não sentia nada. Para mim estava tudo normal. No entanto, meu quadro clínico piorou e não restou outra alternativa além da intubação”.
Levy salientou que essa experiência reforçou o quanto o ser humano é frágil, “pó e cinza”. “A gente sai fragilizado e entende que não temos razão para vangloriarmos, orgulharmos, pisar em outra pessoa ou desfazer de alguém, porque, ao mesmo tempo em que você está aqui respirando, pode não estar mais”, ressaltou.
Nesse período, foram duas entubações e duas traqueostomias. “Cheguei a ser desenganado, pois não havia mais nada a fazer. Mas, de repente as coisas começaram a mudar e tudo melhorou. Por isso, sou um milagre”.
Família é tudo
Pode parecer clichê, mas é nessas horas que se percebe que “família é tudo”, salientou o pastor e advogado. “Sempre dei muito valor à família. Porém, depois dessa experiência o significado e a importância tomam outras dimensões e proporções. Se não fosse por uma intervenção divina e a equipe do hospital, poderíamos (eu, esposa e filha) não viver esse dia dos pais”.
O pastor lembrou que o filho cuidou para que os pais e a irmã pudesse ter a melhor assistência possível. “Ele foi trazendo um por um. Sobrevivi por um milagre de Deus. Agora, todos os momentos que encontro meus filhos e netos quero abraça-los, beijá-los e dizer o quanto eu os amo, muito mais do que dizia antes”, comentou emocionado.
Após, enxugar as lágrimas e respirar profundamente, o pastor observou que todos devem se cuidar e se proteger. “O Covid não é brincadeira”. Aos pais, ele lembrou da necessidade de dedicar-se mais aos filhos, compartilhar as responsabilidades de cuidar e educar e aproveitar todos os momentos. “Ame a sua família e esteja junto dela, porque ela é a maior riqueza que temos”, finalizou.
Além de pastor e advogado, Levy é formado em filosofia, teologia, geografia, história e sociologia. Ele é autor de vários livros, entre eles, “Uma fonte no deserto” e a “Vara de Arão Floresceu”.