Enquanto muitos se preparam para passar o réveillon na praia, chácara, casa de familiares ou eventos públicos, cristãos entregam as últimas horas do ano que se encerra e as primeiras do vindouro a Deus. Tradicionalmente, a Assembleia de Deus – Ministério Belém – Campo de Limeira promove o culto de passagem de ano – mais conhecido como Culto da Virada.
O culto no templo sede da IEAD – Belém – Campo de Limeira será amanhã, dia 31, a partir das 21 horas. A igreja fica na Avenida Lauro Corrêa da Silva, 2030, Vila Esteves, em Limeira (SP).
Vale lembrar que, em várias congregações da IEAD haverá o culto de passagem de ano. Para saber onde fica a igreja do Belém mais próximo de sua casa, pode consultar no https://assembleiabelem.com/congregacoes/.
O portal institucional da IEAD na internet, convidou três pastores para discutirem à importância desse culto: pastor Jurandir Bernardes Pereira, primeiro vice-presidente; pastor José Nascimento dos Santos, responsável pela igreja em Artur Nogueira/SP, e o pastor Amarildo Aparecido Sabino, dirigente em Vista Alegre do Alto/SP.
A reunião é especial e conta com períodos de agradecimentos pelo ano que se encerra, apresentações dos departamentos, ministrações e a celebração da Santa Ceia do Senhor Jesus Cristo. Em algumas igrejas da IEAD haverá, após o término culto, momento de comunhão, com jantar.
O pastor Amarildou conto que, em 2000, quando morava em Jaboticabal, influenciado pelo Pastor Levy Ferreira de Souza (atual presidente da IEAD), junto a sua família, fez um voto de comparecer a esses cultos pelo resto de sua vida. “Olha, os resultados têm sido surpreendentes. Mesmo depois que assumi o pastorado tenho ensinado e motivado os nossos crentes (membros) a passarem o ano na Igreja”. Extraído do artigo “Culto da virada ou passagem de ano”, publicado em: https://assembleiabelem.com/culto-da-virada-ou-passagem-de-ano/
Segundo o pastor Jurandir, o culto de passagem de ano é de grande importância, pois cultuar ao Senhor envolve adoração a Deus, em espírito e em verdade (João: 4,23); renovação da fé, e a oportunidade de vivenciar uma alegria que o mundo, com toda a sua suntuosidade, não pode dar. “Pela oração, podemos falar, ouvir e sentir a presença do Espírito Santo, por meio da manifestação dos Dons Espirituais, e receber as bênçãos que Jesus prometeu (Mateus: 18,20). Também, temos a oportunidade de ouvir a Palavra pregada, que muitas vezes são verdades proféticas, e, é no culto, que desfrutamos desses tesouros. O culto de passagem de ano não é diferente, pois também tem o seu valor imensurável para a vida cristã”.
O pastor Nascimento acrescentou que, o crente deve passar a virada de ano na igreja, ou seja, na presença de Deus em comunidade. “E o reconhecimento e gratidão ao Todo Poderoso por tudo o que Ele proporcionou durante o ano que se finda. Além disso, é um esforço do fiel em começar o novo ano já agradecendo ao Senhor Jesus Cristo, por lhe dar este prazer e privilégio de iniciar uma nova etapa aos pés do Salvador, conforme Filipenses: 3,12-14”.
Para o pastor Amarildo, passar a virada do ano na igreja é uma oportunidade de reafirmar a comunhão, entre irmãos, e, para o mundo, testemunhar a fé no Senhor Jesus Cristo. “Também demonstrar gratidão pela vida e as provisões dadas por Deus no ano que se passou; expressar a Jesus Cristo que Ele é prioridade sobre a nossa vida e no ano vindouro; refletir sobre os erros cometidos e firmar novas condutas com o Senhor, e rogar a benção de Deus para o novo ano”.
A IEAD espera que você e sua família no culto da virada para entrar 2020 aos pés do Senhor Jesus Cristo. Desde já, um feliz e próspero ano novo.