Hoje falarei de um assunto que muitas pessoas ou até mesmo alguns profissionais da área da saúde consideram “Fake News”. Muitos profissionais de odontologia, passam mais tempo focados em dentes e esquecem de analisar a saúde geral. Como diz Dr. Lair Ribeiro: “Aqui no Brasil, um médico vê um corpo sem boca e um dentista vê uma boca sem corpo”.
Com a chegada da era digital e a variedade de informações que temos hoje ao nosso alcance, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre Odontologia Biológica, também chamada de Odontologia Alternativa, Odontologia Não Convencional, Odontologia Biocompatível e Odontologia Biológica associada com a Medicina Integrativa.
Não se trata de uma nova especialidade da odontologia, porém é um conceito integrativo que vem sendo desenvolvido no mundo há muitas décadas, tendo como princípio a ligação entre saúde bucal e saúde geral, olhando o indivíduo como um todo, não somente o “dente”, porque, a boca é uma parte do corpo e não deveria ser tratada de forma isolada.
A odontologia biológica distingue-se por respeitar a individualidade, ponderar o efeito que os procedimentos e materiais odontológicos têm sobre o organismo e fazer uso da técnica menos invasiva, menos traumática e menos tóxica tanto para o diagnóstico como para o tratamento dos dentes, podendo ser aplicada à todas as práticas odontológicas e aos cuidados de saúde em geral, sem deixar de lado o conforto e a busca da solução estética ideal.
Tratamentos dentários, materiais e procedimentos realizados, independentemente da saúde de todo o corpo pode afetar seu bem-estar. Muitas doenças orais são associados ou podem contribuir para doenças crônicas degenerativas, doença do sistema nervoso central, coração, problemas sanguíneos, circulatórios, entre outros.
Acredito que estamos evoluindo, associando as técnicas já consagradas da Odontologia Convencional com as diferentes modalidades da terapia Multidisciplinar, como a Modulação Hormonal, a Laserterapia (PDT), a Homeopatia, a Medicina Ortomolecular, Medicina Pós-Genômica, Fitoterapia, Nutrição, Homotoxicoterapia, Terapia Neural, a Terapia Quântica, a Ozonioterapia, a Osteopatia, a Acupuntura e, principalmente, as terapias celulares (células tronco), proporcionando uma opção mais segura tanto para o diagnóstico como para o tratamento com prognósticos favoráveis a longevidade e a saúde plena.
No Brasil, juntamente ao médico cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro (pioneiro na propagação da importância da relação da boca com os sistemas do corpo), criamos os tópicos mais importantes que fazem parte do que chamamos de odontologia biológica.
Então, fiquem ligados no próximo post, pois descreverei alguns destes tópicos considerados importantes na odontologia biológica e desmistificando algumas críticas que consideram esta prática sem eficácia e falso marketing.
Sobre a autora
Dulcivani Graziela Sene dos Santos Franco é membro da IEAD – Belém – Campo de Limeira. Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2003), é membro titular da Academia Tiradentes de Odontologia de SP (ATO). Atualmente é sócia proprietária da Clínica Odontosantos, onde atua como Cirurgiã-Dentista. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Geral, Próteses Dentais, Implantes, Fotografia odontológica, Exodontia de terceiro molares, Protocolo Fibrin e Venopunção, Estética Restauradora com Resinas Compostas e Laminados Cerâmicos, Reabilitação Oral. A Clínica Odontosantos fica na Rua João Gazeta, 578, Jardim Novo Horizonte, em Limeira (SP) – tel: (19) 3441-7886 ou (19) 99668-0061.