Ultrassonografia das mamas, também chamada de ecografia das mamas, é o exame que através das ondas sonoras avaliamos o tecido mamário. Identificamos por exemplo, nódulos sólidos na mama e cistos mamários.
Além disso, a ultrassonografia das mamas auxilia na realização de procedimentos, como biopsia mamária, e punção aspirativa por agulha fina. A ultrassonografia guia o médico para a localização da lesão na mama.
Esse exame pode ser realizado em todas as mulheres, em especial no grupo de mulheres abaixo dos 40 anos de idade, período que as mamas das mulheres estão mais densas. Neste caso está indicada a ultrassonografia que é um exame simples, seguro e rápido, em que o médico coloca um gel sobre a mama da paciente e avalia o tecido mamário.
Já a mamografia, é como um raio-x das mamas. Ela está indicada para as mulheres acima dos 40 anos de idade, período que a mama da mulher já está mais gordurosa. Uma das principais vantagens da mamografia é a capacidade de identificar lesões em uma fase bem precoce, por exemplo, as microcalcificações. Caso haja identificação de alguma microcalcificação suspeita está indicado à biópsia mamária.
Então qual exame realizar? A ultrassonografia ou mamografia?
Os dois exames são complementares. Existem situações que é possível identificar tanto na ultrassonografia como na mamografia (nódulos, por exemplo) e existem situações que são identificadas apenas na mamografia (microcalcificações por exemplo).
Muitas são as indicações para a realização da ultrassonografia das mamas, a principal delas é a complementação da mamografia em mulheres portadoras de mamas densas.
Principais indicações para a realização da ultrassonografia das mamas:
– Avaliação dos achados clínicos como dor local ou difusa, processos inflamatórios, nodulação palpável, alterações cutâneas e eliminação de secreção pela papila;
– Avaliação das mamas em gestantes e lactantes;
– Análise dos implantes de silicone;
– Trauma e pós-operatório;
– Complemento das alterações descritas pela mamografia e/ou ressonância magnética;
– Direcionamento das biópsias da mama;
No caso de rastreamento em mulheres com mamas densas pela mamografia, é importante ressaltar que 1 a cada grupo de 1.000 mulheres com mamas densas, a ultrassonografia diagnostica 2,3 a 4,6 casos de câncer que não foram detectados pela mamografia.
Sobre a autora
Lucimeire de Souza Figueiredo é Médica com atuação em ultrassonografia geral desde 2011. Pós-graduada em ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia. Assembleiana desde o nascimento e membro da Assembleia de Deus desde 1997.