Pandemia, caos, confinamento, mortes e desespero estampam as manchetes de todo o mundo. E, em meio a esse turbilhão de sentimentos e pensamentos, uma forma de escape para toda essa ansiedade tem sido a boa e velha comida.
Mas muito cuidado, algo que não devemos fazer nesse momento é alimentar a fome emocional. Pensando nisso, segue a lista de alguns alimentos que vão te ajudar a controlar essa ansiedade.
Cereais integrais (alimentos integrais, aveia, linhaça…): Ricos em carboidratos complexos proporcionam uma digestão mais lenta, auxiliando então a manter os níveis de açúcar no sangue e consequente sensação de calma por mais tempo
Banana (principalmente aqueles fiapinhos que ficam na lateral da fruta): Rica em triptofano, substância que garante sensação de bem estar.
Frutas cítricas e vermelhas: São ricas em antioxidantes que ajudam a combater a ansiedade.
Peixes de água fria (salmão, arenque, atum, sardinha e truta): Ricos em Omega 3 (gordura boa), ajudam a reduzir os níveis de ansiedade.
Folhas verde-escuras (espinafre e couve): São ricas em magnésio, estudos apontam que baixa concentração desse mineral no organismo está relacionada a maiores níveis de ansiedade.
Alimentos probióticos (kefir e leite fermentado): O intestino é responsável pela maior parte da produção de serotonina (hormônio do bem estar), então é super importante manter um intestino saudável e colonizado por bactérias boas.
Em contrapartida, alimentos ricos em cafeína e açúcar devem ser evitados, pois são capazes de potencializar um quadro de ansiedade já existente.
Algo que não devemos esquecer é de sempre manter uma alimentação saudável e rica em alimentos in natura /minimamente processados como já vimos em uma postagem anterior.
Além das dicas acima, em sua primeira epístola, o apóstolo Pedro nos ensina algo muito valioso quando diz:
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:7
Sobre a autora:
Aline N. Carvalho Quezada é membro da IEAD – Belém – campo de Limeira e regente dos jovens e adolescentes da congregação do Jardim Vista Alegre em Limeira (SP). Ela é graduada em Nutrição, atualmente atua como nutricionista clínica no Ambulatório Medico de Especialidades do Estado de São Paulo.